terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ah, se eu pudesse...

Bem, eu ia começar esse post dizendo que, se pudesse, teria pulado o ano de 2007. Mas, pensando bem, acho que não. Apesar, de duro, conturbado, cheio de problemas, discussões, reuniões tensas e muitas outras coisas chatas, este ano serviu pra enxergar com um pouco mais de clareza quem são as pessoas ao meu redor. O resultado? Surpreendente...

Às vezes nós passamos muito tempo em nossa vida pré-julgando as pessoas, tanto pro bem quanto pro mal, sem saber quem realmente são, e muitas vezes anos se passam, até que um dia a inevitável verdade vem à tona. Aquela pessoa em que você tanto confiou, agora já não quer nem mais ver. Aquela pessoa que te prometeu lealdade te passou a perna sem dó. Aquela pessoa que disse que iria com você até o fim, pulou do barco e te deixou afundando. É claro que nós todos temos nossos erros, nossos defeitos, nossas mancadas pra servir de lição também, e somente entendendo nossos erros poderemos ser pessoas melhores. Mas, no fim, as pessoas que mais me amedrontam são aquelas que não mostram sua verdadeira face, e quando você descobre já é tarde demais.

Sim, mas por que essa reflexão meio atrasada sobre o ano de 2007? Porque esse dias andei pensando, e não consigo conceber, por exemplo, alguém acusar as pessoas de algo que faz igual, ou muito pior, e se fazer de vítima. Será desespero? Será falta de autoconfiança? Ego, talvez? Existem pessoas que simplesmente não são capazes de uma convivência em grupo, e a vontade de se dar bem sempre, o famoso jeitinho brasileiro de ganhar no grito as coisas, nos leva ao caos social que vivenciamos diariamente. E fico imaginando o porquê de atitudes tão pequenas com as quais somos obrigados a nos deparar o tempo todo... Qualquer coisa parece viável pra alcançar seus objetivos, não importa por cima de quê ou de quem você tenha que passar. Não importa se vamos dizer ou ocultar a verdade. Não importa se vamos manipular a realidade dos fatos em nosso favor. Será realmente possível conviver em harmonia tendo esse tipo de atitude? Será que o egocentrismo é o modus vivendi mais recomendável no Século XXI? Ou será que essas pessoas vão pouco a pouco ser expelidas dos grupos em que convivem? Acho que esta é a conseqüência mais natural, afinal, ninguém gosta de pessoas que só pensam em si próprias.

Assim, vamos aos poucos selecionando quem vale a pena ou não. Vamos separando o joio do trigo. A cada dia passando por novos desafios, novas decepções, mas também novas conquistas, novas amizades, e um novo modo de encarar a vida.